sábado, novembro 08, 2008

Obama e as minorias

O título dizia tudo.

Mulheres e minorias dão vitória a Obama (JN, 2008-11-06).

Bem, mulheres e minorias?

"O presidente eleito, Barack Obama, conseguiu o apoio de um universo de eleitores que nenhum outro candidato pelo Partido Democrata, antes dele, tinha logrado obter. Obama conquistou os votos das mulheres, dos independentes, dos cidadãos de idade inferior a 65 anos e das minorias."

"Além disso, "os brancos tiveram um papel fundamental na eleição do primeiro presidente negro", escrevia ontem o jornal Los Angeles Times. Com efeito, 96% dos negros (que constituem 13% do eleitorado) votaram no candidato do Partido Democrata."

"Entre os menores de 65 anos, o então candidato democrata congregou também um vasto número de eleitores de idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos. Barack Obama é também maioritário na preferência dos norte-americanos detentores de um diploma universitário e, também, entre aqueles que não frequentaram a universidade."

"As famílias norte-americanas com rendimentos mais modestos (equivalentes a cerca de 15.000 euros por ano) votaram maioritariamente (73%) em Barack Obama, que obteve igualmente a preferência das famílias que ganham entre o equivalente a 15.000 e 50.000 euros anuais."

"Os resultados destas eleições demonstram ainda que Barack Obama foi o melhor de todos os candidatos democratas à Casa Branca - ao longo das últimas oito eleições presidenciais - a conquistar os votos das mulheres, do eleitorado moderado e dos independentes."

"Obama recuperou o voto da comunidade oriunda dos países de língua espanhola, que havia votado em Al Gore em 2000 e que apoiou George W. Bush em 2004. Este universo, que constitui 8% do eleitorado, preferiu Obama (67%) e só 31% votaram em McCain."

"As mães de família e as católicas também votaram maioritariamente em Barack Obama."

Ah, são estas as minorias que eles falavam.

Não sei onde li que Obama teve mais votos brancos que o Kerry...

Felizmente que o MacCain não teve o apoio da maioria!!!

Estes tipos...

Sem comentários: