domingo, abril 27, 2008

Galinhas e T-Rex

Já dizia o grande Stephen Jay Gould para agradecer mos aos T-Rex pelas galinhas.

"Já havia a suspeita, mas agora um estudo da Escola Médica de Harvard confirma que o temível dinossauro Tyrannosaurus rex não passava de uma galinha gigante. Ou seja, as normais galinhas de hoje em dia são descendentes do animal dominante de há milhões de anos, escrevem a revista Science.

O resultado surge na primeira árvore genealógica evolutiva feita com a ajuda de proteínas de milhões de anos de idade, obtidas directamente de um osso fossilizado de tiranossauro. A pesquisa publicada na edição desta semana da revista especializada americana é importante como prova de princípio.

«Queremos expandir a árvore analisando mais fósseis, como dinossauros e não-dinossauros extintos, aves e répteis modernos. Isso deve ajudar-nos a ter uma ideia mais clara de como se agrupam», declarou ao site G1 o investigador americano John M. Asara, de Harvard.

Nesta pesquisa, a equipa obteve uma sequência parcial não só do T-Rex. como também da versão análoga da proteína do mastodonte norte-americano (Mammut americanum), um primo dos elefantes que se extinguiu há cerca de 10 mil anos.

Os componentes das proteínas dos animais extintos foram comparados com as versões de uma grande variedade de animais actuais, de peixes a humanos. Os mamutes foram agrupados com os elefantes da actualidade e o T-Rex foi equiparado às galinhas e avestruzes.

«Como só usamos sequências de duas espécies de aves, não conseguimos saber se os tiranossauros estão mais próximos das galinhas ou dos avestruzes», explica Asara."


Artigo da Science - Protein Sequences from Mastodon and Tyrannosaurus Rex Revealed by Mass Spectrometry

Artigo na
CNN

Sem comentários: