segunda-feira, janeiro 21, 2008

Livro polémico sobre UTAD

Hum, estou curioso para ler este livro...

Texto retirado da edição de 20 de Janeiro de 2008 do JN

"A Podridão na Administração Pública - O Nosso Testemunho" é o título de um livro que foi apresentado recentemente no Centro Cultural Regional de Vila Real - Universidade Sénior de Vila Real. Em apenas três dias já vendeu mais de 100 exemplares na cidade.

O autor, Serafim Albuquerque, ex-Técnico Superior, foi reformado compulsivamente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a esposa, Ana Fernanda Albuquerque, funcionária na mesma instituição, encontra-se "de baixa por doença profissional", mas decidiram contar algumas histórias, suportada sem cópias de documentos.

Doutoramentos "forjados"

O antigo responsável pelo departamento de compras denuncia dezenas de situações, entre as quais "um administrador que conseguiu contratar cerca de 20 elementos da sua própria família para os mais diversos departamentos; desvios de milhares de euros aos quais nunca se apurou o destino, doutoramentos forjados que passaram impunes, material informático e técnico no valor de milhares de euros que desapareceu sem deixar rasto; perseguição ilegal a vários outros funcionários, entre outras"

Reitor não leu

O reitor da
Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro, Mascarenhas Ferreira, garante que não leu o livro e que "o que havia para ser dito, foi dito nos tribunais; houve recursos e não vou comentar essas questões, pois estou ocupado com coisas mais importantes para a UTAD", referiu.

Já para o autor do livro, este relata "situações bem reais ocorridas naquela instituição pública do ensino superior, vividas pelo próprio autor, sua família e outros funcionários", situações estas que, segundo afirma, "não gostaria de ver ninguém a passar por elas", disse ao JN.

1 comentário:

Anónimo disse...

o livro deve ser interessante, deixo um apelo para que um semelhante seja feito sobre a universidade de évora da qual sou aluno para perceber as causas da decadencia da mesma e porque está em risco de falir, por cá há muita coisa por explicarm, que talvez semelhante livro fizesse aclarar certas questões..