sábado, abril 25, 2009

Obrigado Capitão Maia...


"Há diversas modalidades de Estado: os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou! Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos. De maneira que quem quiser, vem comigo para Lisboa e acabamos com isto. Quem é voluntário sai e forma. Quem não quiser vir não é obrigado e fica aqui."

Este foi o discurso proferido por Salgueiro Maia, na madrugada de 25 de Abril de 74, aos seus soldados na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.



Perguntaram a Salgueiro Maia porque mordia o lábio nesta foto.

Ele respondeu que era para evitar chorar, tinha tomado consciência que a Revolução tinha triunfado...

Infelizmente, Aníbal Cavaco Silva, enquanto foi Primeiro Ministro, recusou a Salgueiro Maia uma pensão por invalidez (estava gravemente doente com um cancro), tendo no entanto concedido a mesma a 2 pides por "serviços prestados ao Estado"...

"Amanhã ninguém saberá o nome daqueles que o maltrataram. Mas enquanto houver língua portuguesa o nome de Salgueiro Maia será sempre sinónimo e símbolo de liberdade."


"A marcha para o Carmo foi extraordinária pelo apoio popular que agregou, que contribuiu bastante para que o Carmo perdesse a vontade de resistir. Nunca tinha visto o povo a manifestar-se assim. No Carmo, ao chegar houve desde senhoras a abrir portas e janelas até ao simples espectador que enrouquecia a cantar o Hino Nacional. O ambiente que lá se viveu foi de tal maneira belo que depois dele nada mais digno pode acontecer na vida de uma pessoa.

... o MFA é um Estado de espírito, por isso nunca pretendeu a institucionalização ou a sua continuação; foi criado com um objectivo e deixou de existir quando o alcançou."

Maia, Fernando Salgueiro, Capitão de Abril, Histórias de Guerra do Ultramar e do 25 de Abril, Notícias Editorial/ Diário de Notícias, Lisboa, 1997, pp 94 e 100



Os restos mortais de Salgueiro Maia repousam em Castelo de Vide, no talhão dos combatentes.

Salgueiro Maia - Wikipédia

Cronologia dos acontecimentos que culminaram no 25 de Abril de 1974 - Instituto Camôes

Cronologia do dia 25 de Abril de 1974 - Som e fotos de alguns dos momentos chave - CM de Odivelas

1 comentário:

l.laranjo disse...

Esse grande castelovidense.