segunda-feira, setembro 22, 2008

Haja pachorra para estes tipos!!

Eu gostava de saber o que leva pessoas como a criatura João César das Neves a debitar pérolas de sabedoria como o texto com que nos brindou hoje no DN.

Eu, ao ler esta espantosa,... , sei lá, diarreia mental, porque depois de ler tal texto fiquei totalmente estupidificado e perdi a capacidade de formular pensamentos racionais, fiquei com a impressão que a criatura João César das Neves está fortemente medicada.

Apenas alguém sujeito a um forte tratamento à base de muita droga naqueles miolos podia levar a um discurso daqueles...

Outra opção para explicar esta situação era sugerir que a criatura João César das Neves estava a expressar a sua mais sincera opinião.

Isso seria aceitar que uma pessoa racional podia vomitar tanto lixo e sorrir no fim...

Credo, a criatura João César das Neves é mesmo capaz de acreditar naquilo...

Brrrrr...

Não me responsabilizo se a leitura do texto da
João César das Neves provocar náuseas e vómitos.

Eu até devia colocar aqui um Parental Advise, como a Tipper Gore tão ferverosamente defendeu.

Este texto não é aconselhado a pessoas facilmente impressionáveis.

João César das Neves
Professor universitário
naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt

Texto pode ser encontrado aqui.

"Já pensaram na pachorra que é preciso para ser Deus? Lidar com toda a humanidade ao mesmo tempo deve ser horrível. É que Deus tem de conviver com todo o tipo de pessoas. Neste caso é mesmo todo o tipo de pessoas. Não há dúvida que Deus tem de ser Deus só para conseguir suportar ser Deus.

Ser Deus é ser incompreendido. Não existe nada no mundo tão evidente, tão visível, tão compreensível como Deus. Deus, porque é Deus, resplandece em tudo. Por isso, a existência de Deus é uma das certezas mais consensuais da humanidade. No entanto Deus está também acima de tudo, infinitamente acima de tudo. Claro que Deus sabe que as suas criaturas nunca O conseguirão compreender. O problema não está aí, mas na forma como as criaturas lidam com o que não entendem.

Muitos não Lhe ligam nenhuma. Aproveitam tudo o que Ele lhes dá, sem sequer uma palavrinha para agradecer aquilo que, afinal, é tudo o que eles têm e são. Por vezes até exigem mais, invocando direitos inalienáveis. Se Deus não existisse como podiam existir direitos? Como podia existir quem os invoque? Alguém fala dos direitos de Deus?

Aqueles que acham que compreendem Deus às vezes ainda são piores. Que piegas e pedinchões! Como acham que compreendem, fazem contratos com Deus, chantagem com Deus, tentam enganar Deus, seduzir Deus, manipular Deus. Mais, como se consideram relacionados a alto nível, acham-se com direito a uma vidinha melhor. Melhor do que quê? Se é assim, porque não pedir asas ou visão raio-x?

Não é extraordinário que Deus tenha feito o universo e depois essa obra se ponha a comentar o que Ele fez e o que ela é? Temos mil críticas à forma como o mundo funciona. Como se houvesse alternativa e não fosse um privilégio indiscritível simplesmente existirmos. Nós somos os que conseguiram convite para participar neste momento e neste cantinho da Criação. Lamentar o mundo e a sociedade, desdenhar da obra e Autor é, senão grosseria, pelo menos tolice.

A mais bela criatura de Deus é a liberdade humana, e é essa que gera mais problemas. Deus criou a liberdade da forma mais radical, recuando para deixar outros fazer. Se a liberdade humana avançar para Deus consegue realizar obras espantosas. Menos perfeitas que as Deus faria sozinho, mas muito mais valiosas por serem feitas por quem não é capaz.

O risco da liberdade é que pode ser usada como se quiser. Uma liberdade sem Deus é destruição, mas isso faz parte da liberdade. O mais incrível é muitos usarem esse mal que a liberdade humana faz sem Deus como prova da inexistência de Deus. Como existe mal no mundo, que nós fizemos, então não pode existir um Deus bom, que nos fez a nós. Eu estraguei e por isso Ele não existe! Não é espantoso o raciocínio?

Talvez o mais ridículo seja nós orgulharmos daquilo que Deus fez através de nós. Alguém que não é nada senão aquilo que Deus fez, que depois teve de ser corrigido porque já estragara o que era, e que só conseguiu fazer algo de bom porque Deus lhe segurou a mão, anda todo inchado com essa sua realização! E nós todos dizemos «que grande artista!», «que genial autor!», «que excelente artigo!», sem percebermos que o verdadeiro Artista e Autor é aquele que merece palmas cada vez que passa uma mosca.

Ser Deus é tão horrível que, se Ele viesse a este mundo, as coisas iam correr mal de certeza. É verdade que os gregos, romanos e outros imaginaram como seriam as visitas dos deuses, mas eles perceberam tudo ao contrário, descrevendo a cena como um patrão a visitar a propriedade. O que aconteceria realmente seria que, depois de um momento de euforia no reconhecimento, começariam as reinvindicações, as discussões, os ataques. Não! Se Deus nos visitasse, o mais certo era Ele acabar morto da forma mais cruel que se conseguisse encontrar.

Deve ser horrível ser Deus. Afinal quem é que quereria ser Deus, para ter tanto trabalho, fazer tudo tão bem, tão perfeito e depois acabar esquecido, desprezado, incompreendido? Tem de se ser especial para se aceitar ser Deus. De facto só o Amor quereria e poderia ser Deus."

Fonte DN

2 comentários:

GRAINOFSAND disse...

Assim de repente não me ocorre ter alguma vez visto algo de tão deprimente, aborrecido e demonstrativo de mais ignorância, concordo, chega a provocar náuseas sim senhor... ah! e medo algum medo também, de contaminação...

Cumprimentos :)

Aqualung disse...

Uma pessoa pergunta se como as pessoas caem presas de cultos.

As palavras certas no momento certo na vida de uma pessoas fazem a diferença.

O que à partida podia parecer como um absurdo total, num momento de fragilidade intelectual pode parecer como a resposta para todos os nossos problemas.

A religião é uma doença que apenas necessita das condições adequadas para se desenvolver.

Como a maior parte das doenças, se não tratada convenientemente, limita em muito a qualidade de vida dos indivíduos que lhe sobrevivem...