domingo, março 29, 2009

Jdownloader

Tenho recorrido a este programa para gerir os meus downloads a partir do Rapishare e do Megaupload.

E ele funciona mesmo.

Estes serviços de alojamento admitem 2 acessos, “public” (gratuito) e “premium” (pago).

Ora como não não vejo grande vantagem em comprar uma conta nestes serviços, como gerir o acesso na forma “public”?

Eu uso o Orbit Downloader para gerir os meus downloads mas nestes serviços de alojamento, na forma “public” isso não resulta bem.

Entra então aqui o Jdownloader.

Como é referido na página oficial do projecto:

“JDownloader is open source, platform independent and written completely in Java. It simplifies downloading files from One-Click-Hosters like Rapidshare.com or Megaupload.com - not only for users with a premium account but also for users who don't pay. It offers downloading in multiple paralell streams, captcha recognition, automatical file extraction and much more. Of course, JDownloader is absolutely free of charge. Additionally, many 'link encryption' sites are supported - so you just paste the 'encrypted' links and JD does the rest. JDownloader can import CCF, RSDF and the new DLC files.”

Ele pode assim ser utilizado por utilizadores de diferentes sistemas operativos como o Windows (XP e Vista), OSX e Linux.

É bastante simples trabalhar com ele, ele não precisa de ser instalado, é sim necessário ter o Java instalado.

Sugiro que após o download, a pasta descompactada seja colocada no directoria “Programas” ou “Program files”.

Depois devem criar um atalho do ficheiro executável e deixar esse atalho no ambiente de trabalho ou onde vos der mais jeito.

Eu pessoalmente uso a RocketDock, que me simplifica em muito o acesso a ficheiros, pastas, programas, etc..

Eu desactivei algumas opções (descompactar e unir automaticamente os ficheiros) e ainda tenho de o explorar mais o programa.

Já reparei que por exemplo quando estou a fazer downloads do Megaupload ele pede me a confirmação das letras e uma vez inseridas o download fica em lista de espera.

No Rapidshare, ele gere automaticamente o tempo de espera entre downloads, normalmente 15 minutos.

Ele aceita mais serviços de alojamento (não muitos pelo que eu reparei), sendo necessário actualizar o programa para esses serviços e pontualmente aceitar o tipo de ligação.

Para realizar downloads, basta adicionar uma série de links, escolher por exemplo todos os do mesmo documento e automaticamente ele abre a janela do gestor de downloads onde podemos verificar se os links estão activos, tamanho dos ficheiros, local para onde será realizado o download, etc..

Podem atribuir ao pacote de downloads um nome e assim controlarem melhor a informação.

Imaginem que querem retirar vários ficheiros do Rapidshare e não têm paciência para estarem a verificar os 15 minutos, bem, com esta ferramenta colocam os ficheiros em lista de espera, reservam o espaço necessário no disco (podem se esquecer que estão fazer downloads e depois ficam sem espaço) e não precisam de se preocupar mais.

Infelizmente existe um senão...

Em certos locais, é complicado retirar ficheiros de serviços de alojamento populares, pois para estes serviços os ips das redes wireless são muito semelhantes. Tive este problema na UTAD mas aqui em casa isso já não acontece.

Uma vez que o programa não é instalado, quando o sistema operativo arranca ele não é iniciado (menos lixo no arranque).

Uma muito importante nota, não se esqueçam de guardar as possíveis passwords associadas aos ficheiros, podem levar algum tempo a retirar os ficheiros e depois não fazem a mínima ideia de onde tiraram os links e não sabem como recuperarem as passords para poderem abrir os ficheiros.

Jdownloader – Wikipédia

Jdownloader – Página oficial

Jdownloader - Peopleware

Sem comentários: