quinta-feira, julho 19, 2007

Frank Zappa debates Kandy Stroud of the PMRC

Em 1985, Frank Zappa viu se obrigado a ter de lutar pela manutenção da liberdade de expressão nos Estados Unidos da América.

Um grupo de mães, possivelmente foram nelas que as "mães de Bragança" foram buscar a inspiração, decidiu que deviam ser as defensoras da moral e dos bons costumes e que a melhor maneira para o fazer era banir a música que não achavam adequada.

No saco da música perversa incluíam o pop, o rock e o heavy metal (a música country que está cheia de referências sexuais não entrava porque elas não acharam que a música fosse escutada por muitos jovens, pois, só os broncos dos americanos do interior é que a ouviam se calhar!!)


A Parents Music Resource Center (PMRC) tinha no seu grupo a esposa de um senador que hoje conhecemos muito bem, o Al Gore (ui ui).

No caso concreto, a Tippy Gore, deve ser o equivalente à Biba Pita lá dos States, ficou chocada com o verso de uma música do Prince no álbum Purple Rain:

I knew a girl named Nikki
I guess you could say she was a sex fiend
I met her in a hotel lobby
Masturbating with a magazine

O alerta para os perigos da influência nefasta da música nos pobres coitadinhos dos jovens que a escutavam já tinha sido dado National Parent-Teacher Association (PTA), a associação de pais lá dos States.

Aborto, gravidez na adolescência, SIDA, masturbação, tudo e mais alguma coisa era responsabilidade do que os jovens ouviam.

Criaram se comissões para decidir o que fazer e no fim, o que acabou por acontecer foi a criação da famosa "Parental Advisory: Explicit Lyrics", que mais não fez que promover a música, a que tinha etiqueta vendia muito, a que não tinha não vendia muito.

Penso que não era bem essa a intenção das criaturas ansiosas por zelar pelas mentes das pobres criancinhas.

Mas o melhor mesmo é ouvir os argumentos das criaturas defensoras da moral e dos bons costumes.

Vou usar os vídeos do Frank a expor estas criaturas ao ridículo.

August 26, 1985. This is Frank Zappa's first public appearance in opposition to the PMRC and its agenda.


Frank Zappa debates Kandy Stroud of the PMRC (parte 1 de 3)



Frank Zappa debates Kandy Stroud of the PMRC (parte 2 de 3)



Frank Zappa debates Kandy Stroud of the PMRC (parte 3 de 3)

Sem comentários: